Há mais de 25 anos de experiência no mercado.
(54) 3312-7552

Semana Interamericana da Água em Passo Fundo

HomeNovidades Semana Interamericana da Água em Passo Fundo

Neste sábado (5), Dia Interamericano da Água, Passo Fundo será a anfitriã das comemorações de abertura da XX Semana Interamericana da Água e da XIII Semana Estadual da Água. Até 12 de outubro, uma intensa programação será desenvolvida em diversos municípios do Estado. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção RS (Abes-RS) em parceira com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e centenas de outras entidades governamentais e da sociedade civil.

Nesta edição, o tema que norteará os trabalhos é “Cuidar do arroio é proteger a água”, chamando a atenção para os pequenos mananciais, que têm importância fundamental nas bacias hidrográficas. Além disso, os arroios geralmente têm para a população um significado afetivo, sendo relacionados a vivências positivas gravadas como boas recordações que remetem à infância e a momentos agradáveis.

Para marcar o início desta temporada de celebração e debates, a Corsan preparou atividades especiais para a criançada. Durante o dia, estará montada junto ao rio Passo Fundo, ao lado da Câmara de Vereadores, a Estação das Águas. Trata-se de uma série de brinquedos infláveis que educam enquanto divertem.

São cinco estruturas gigantes que propõem jogos baseados na educação ambiental, atividades orientadas por monitores. Entre os destaques do dia estão a apresentação do musical “Planetinha Saúde”, com o músico Beto Hermann, exposições e outras atrações.

A abertura da Semana Interamericana da Água está sendo promovida em parceria pela Abes-RS, Governo do Estado do RS, Corsan, prefeitura de Passo Fundo, Brigada Militar, Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp), Agenda 21, Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental (Appa), Associação Beneficente Ensine a Pescar (Abep), Comitê de Bacia Hidrográfica Passo Fundo (CBHPF), Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Saneamento (Sindiágua).

Berço das Águas
Passo Fundo é conhecida como “Berço das Águas”. Isso porque cinco das 25 bacias hidrográficas do Estado nascem no município. É no distrito de Povinho Velho, situado entre Passo Fundo e Mato Castelhano, que várias pequenas nascentes formam as bacias do Passo Fundo, Alto Jacuí, Apuaê-Inhandava e Taquari-Antas. Não muito distante dali, nasce a bacia do rio da Várzea. Essas importantes bacias hidrográficas são responsáveis diretas pelo desenvolvimento de 302 municípios gaúchos, ou seja, 61% do total.

20 de outubro de 2017

Controle da Qualidade da água em Passo F...

Publicada em: 23/08/2017, por Jornalismo Uirapuru Patric quer verificar a qualidade da água disponibilizada nos espaços públicos A partir de um Pedido de Informação, o vereador Patric Cavalcanti (DEM), presidente do Legislativo, quer averiguar a qualidade da ...

Leia mais
19 de dezembro de 2016

Tratamento de água

Curiosidades:   A poluição das águas vem acontecendo desde as primeiras civilizações, quando o ser humano interrompeu as práticas nômades. Uma vez instalado em um lugar, a produção de lixo se mantinha em um determinado local, tendo ...

Leia mais